top of page

História do Vidro

Conforme narração do historiador romano Plínio, o vidro foi descoberto acidentalmente, graças a alguns mercadores fenícios que o introduziram por volta do ano 5000 a.C. Navegando pelo Rio Belo, na Síria, um navio de carga fenício transportava blocos de nitrato de sódio.Em certo momento a tripulação resolveu aportar em uma praia, para descansar e se alimentar. Desembarcados, então, acenderam um fogão improvisado utilizando alguns blocos do nitrato de sódio para apoiar as panelas.O “natrão” (nitrato de sódio), fundiu-se com a areia da praia pelo calor do fogo. Originou um novo líquido transparente formado dessa mistura.Os romanos contribuíram muito, por volta do ano 100 a.C., para o desenvolvimento das indústrias do vidro. Iniciaram a produção de vidro por sopro dentro de moldes, aumentando em muito, a possibilidade de fabricação em série das manufaturas. Eles foram os primeiros a usar o vidro para janelas.Além do método de fabricação, o vidro , é uma solução sólida resultante da solidificação progressiva, sem traços de cristalização, de misturas homogêneas em fusão, formadas principalmente por sílica, soda e cal.

  • Vidro Lapidado ou Bisotado
    Para a maioria das aplicações, os vidros foat, impressos ou espelhos precisam receber tratamento de bordas para que não causem ferimentos e para que ganhem maior resistência, evitando os surgimentos de trincas. Biselado e bisote corte obtuso, na verdade o efeito não é produzido através do corte, mas sim pela lapidação e polimento da superfície do vidro por meios de maquinas especiais e rebolos diamantados.
  • Vidro Temperado
    O vidro temperado é obtido pela passagem do vidro comum por um forno de têmpera horizontal ou vertical. É considerado vidro de segurança porque evita a ocorrência de acidentes graves. Em caso de quebra, seja qual for o ambiente, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços de bordas pouco cortantes, minimizando o risco de ferimento profundo. Os vidros temperados também possuem maior resistência à flexão que os vidros comuns e podem suportar diferenças de temperaturas de até 200°C. O vidro temperado é um vidro float que recebe um tratamento térmico que ao aquecê-lo e resfriá-lo rapidamente o torna mais rígido e mais resistente à quebra.

  • Vidro Acidado
    Vidros trabalhados a ácido oferecem diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores. Combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez, dando um toque de nobreza ao design de móveis e à decoração dos mais diversos ambientes.
  • Vidro Aramado
    O aramado foi o primeiro vidro de segurança a ser utilizado na construção civil e na decoração de ambientes. É um vidro impresso, translúcido, disponível em várias cores. Nele é incorporada uma rede metálica de malha quadrada. É considerado vidro de segurança, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Vidro Craquelado
    São vidros laminados compostos por uma lâmina interna de vidro temperado com duas lâminas externas de vidros comuns (float). No processo de produção do craquelado, o vidro temperado interno é quebrado e fragmenta-se, ficando aderido à película plástica e preso às lâminas externas.
  • Vidro Jateado
    A técnica de jatear vidros é antiga e já passou por diversas evoluções. Atualmente é feita em cabine fechada,sem contato com o artista.Não existe mais a utilização da areia,mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos.

Tipos de Vidro

bottom of page